quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PAZ: Justiça, desenvolvimento e solidariedade



Na vida em sociedade, três são os pilares da paz: a justiça, o desenvolvimento e a solidariedade.

Lemos em Is 32,17 que “a paz é obra da justiça”. João XXIII já dizia que as relações entre os Estados devem ser “reguladas pela justiça”, exclamando: “Esquecida a justiça, a que se reduzem os reinos senão a grandes latrocínios?”. João Paulo II, por sua vez, é enfático ao afirmar: “A paz se edifica sobre o fundamento da justiça”.

Clique aqui e confira o texto na íntegra

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A paz, dom de Deus, tarefa do ser humano


Hoje, em meio aos muitos conflitos, o valor da paz ressurge com toda força. Tem reconhecimento universal “como um dos valores mais altos que temos que buscar e defender”1. A grande ameaça à paz é a tentativa de uns se sobreporem aos outros, até criarem blocos que dividem o mundo. Muito se tem falado, após a Segunda Guerra Mundial, do confronto Leste-Oeste, quando grupos de nações se opunham por ideologias políticas e econômicas. Porém, João Paulo II soube identificar um conflito mais contundente e real, que está encravado nas relações Norte-Sul.

Clique aqui e confira o texto na íntegra

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O grande sim de Deus em favor da vida

Soa forte, em nossos dias, o chamado de Deus em favor da Vida. Muitas são as ameaças e os atentados que sobre ela recaem. A vida humana vem sendo afligida de maneira especial. Preocupa-nos, igualmente, a depredação da natureza. Vivemos a ambivalência de dispor de riquezas, de possibilidades várias e de poder, ao mesmo tempo em que uma parte considerável da humanidade continua padecendo de fome, sujeita à violência, à exclusão e a toda sorte de males. Espalha-se uma mentalidade individualista, auto-suficiente e mergulhada na indiferença. O desenvolvimento econômico nem sempre vem acompanhado do progresso social e do crescimento espiritual. Diante disto, soa forte a proposta de Jesus ao anunciar o “Evangelho da Vida”, nos reenviando a beber na fonte da Vida, nAquele que é o “Senhor da Vida” .

Clique aqui e confira o texto na íntegra