sábado, 6 de dezembro de 2014

A CORRUPÇÃO ASSALTA, MATA E DESTRÓI

Diante de níveis tão gritantes de corrupção incrustada  em nosso País, o Brasil, cabe-nos reagir iluminados pela fé e, quais profetas, anunciar a Vida e denunciar a Morte. Mesmo se ela sempre permeou a vida de nosso País, não podemos continuar calados ante a consciência que nos solicita para o exercício de uma cidadania ativa e para a prática de uma fé pautada no "direito e na justiça".

Reproduzo, a seguir, as pagelas que eu havia preparado para a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus de 2014 (Editora Vozes). É hora de reflexão e ação, iluminados pela fé!


A CORRUPÇÃO: OS SANGUESSUGAS!

A corrupção atrapalha a vida do nosso país, suga recursos, desviando-os dos seus reais objetivos. É por isso que falta dinheiro para a saúde, para a educação, para fazer chegar água potável a todos, para as obras de saneamento básico e tantas necessidades essenciais na vida do povo. Mas esse dinheiro sobra no bolso dos corruptos! Quem é eleito não é dono do dinheiro público; é apenas gestor. Terá que administrá-lo bem em função do bem comum, do bem de todos, destinando-o aos cidadãos, segundo as regras da justiça. O mesmo vale em nossas comunidades. Cuide bem o que é de todos. Não use em proveito próprio o que não lhe pertence. Seja transparente.

Frei Nilo Agostini, ofm


CORRUPÇÃO: O QUE DIZ A BÍBLIA?

A Bíblia constata: “Por toda parte, sem distinção, sangue e crime, roubo e fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio” (Sb 14,25). Ao mesmo tempo, afirma com esperança: “Toda corrupção e injustiça desaparecerão, mas a fidelidade permanece para sempre” (Eclo 40,12). Os primeiros cristãos evitam a corrupção. Lemos: “Não deixarás o teu Santo experimentar a corrupção” (At 13,35).  São Paulo sabe que a corrupção se instala fácil quando nos deixamos levar pelo pecado; ele usa o termo “carne” para dizer isso. Vejamos o texto: “Quem semear na sua carne, da carne colherá corrupção; quem semear no espírito, do espírito colherá a vida eterna” (Gl 6,8).
Frei Nilo Agostini, ofm

CORRUPÇÃO: OS TEÓLOGOS FALAM!
Leia com atenção: “Tornaste-te um explorador ao apropriar-te dos bens que recebeste para administrá-los” (São Basílio). “Removida a justiça, o que são os reinos senão um bando de ladrões?” (Santo Agostinho). “O que faz injusto um governo é o tratar-se, nele, o bem particular do governante, com menosprezo do bem comum da multidão. Logo, quanto mais se afasta do bem comum, tanto mais injusto é o regime; ora, mais se afasta do bem comum a oligarquia, na qual se busca o bem de uns poucos, do que na democracia, na qual se procura o de muitos; e ainda mais se aparta do bem comum na tirania, em que se busca somente o bem de um” (Santo Tomás de Aquino).
Frei Nilo Agostini, ofm

CORRUPÇÃO É PECADO MORTAL?

O mal praticado com consciência, vontade e liberdade aponta para um ser humano responsável. No olhar da fé, vemos aí a base moral do pecado. Trata-se sempre de uma ação humana, passível a um grau de imputabilidade (ou seja, de responsabilidade), de acusação (porque violou o código ético ou foi contra os valores da comunidade) e de censura (condenação ou punição). A corrupção pode ser um pecado mortal se reunir as seguintes condições: se a matéria for grave (aqui entram considerações como montantes desviados e o quanto isso lesou os cidadãos e sua dignidade, atentando contra o bem comum), se foi cometido com plena consciência, em plena liberdade e deliberação.
Frei Nilo Agostini, ofm


CORRUPÇÃO É MORTE, DEUS QUER VIDA!
Desrespeitar a vida é atrair o flagelo da morte. Deixar de ser ético é cavar um buraco debaixo dos próprios pés. Viver sem ética é ser ineficaz. Deus quer que sejamos seus colaboradores no cuidado da vida. Veja as seguintes passagens bíblicas: "Eis que ponho diante de ti a vida ou a morte, a bênção ou a maldição, escolhe a vida para que vivas, tu e a tua descendência!..." (Dt 30,19). "O caminho dos ímpios é como a escuridão e os que nele andarem tropeçarão" (Pr 4,19). “Há caminhos que aos homens parecem direitos, mas o seu fim são a morte e a perdição" (Pr 14,12). “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10).
Frei Nilo Agostini, ofm

OS CORRUPTOS FOGEM DA LUZ
Fugir da luz é mau sinal. Trazer à luz é sempre benéfico. “Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (Jo 3,20). Aproximemos da luz, pois ela é fonte de esclarecimento, nos tira da ignorância, nos dá o norte, aponta a direção. “Quem pratica a verdade vem à luz, para que as obras apareçam, pois são feitas em Deus” (Jo 3,21). Diante da tentação da corrupção, é saudável refletir as palavras de Santo Agostinho: “Volta à tua consciência, interroga-a”. Igualmente, vale à pena ter em mente a afirmação de Albert Einstein: “Somente a moralidade das nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver”.

Frei Nilo Agostini, ofm

Um comentário:

Daltro Souza disse...

Caro Frei Nilo, Paz e Bem.
Ao destacar a pagela de 18/12, encontrei seu "Os Corruptos Fogem da Luz". Muito apropriado para os tempos atuais brasileiros ! Que o Divino Espírito Santo continue iluminando-o.
Paz e Bem
Daltro.