quinta-feira, 25 de outubro de 2018

HOJE, DIA 25 DE OUTUBRO, É O DIA DE SANTO ANTÔNIO DE SANT'ANA GALVÃO


Sacerdote da Primeira Ordem, primeiro santo brasileiro. (1739-1822). Beatificado por João Paulo II e canonizado por Bento XVI no dia 11 de maio de 2007.
Terminados os estudos, Frei Galvão foi nomeado Pregador, Confessor dos leigos e Porteiro do convento cargo este considerado importante, porque pela comunicação com as pessoas permitia fazer um grande apostolado, ouvindo e aconselhando a todos.

Frei Galvão foi nomeado Guardião do Convento de São Francisco, em São Paulo, em 1798, e reeleito em 1801. A nomeação de Guardião provocou desorientação nas Recolhidas da Luz. Á preocupação das religiosas é necessário acrescentar aquela do “Senado da Câmara de São Paulo” e do Bispo da cidade, que escreveram ao Provincial: “todos os moradores desta Cidade não poderão suportar um só momento a ausência do dito religioso. […] este homem tão necessário às religiosas da Luz, é preciosíssimo a toda esta Cidade e Vilas da Capitania de São Paulo; é homem religiosíssimo e de prudente conselho; todos acodem a pedir-lho; é o homem da paz e da caridade”.

Da homilia do Papa Bento XVI, por ocasião da canonização de Frei Galvão, lemos:

Significativo é o exemplo do Frei Galvão pela sua disponibilidade para servir o povo sempre quando era solicitado. Conselheiro de fama, pacificador das almas e das famílias, dispensador da caridade especialmente dos pobres e dos enfermos. Muito procurado para as confissões, pois era zeloso, sábio e prudente. Uma característica de quem ama de verdade é não querer que o Amado seja ofendido, por isso a conversão dos pecadores era a grande paixão do nosso Santo.

Ainda afirma Bento XVI:

Que belo exemplo a seguir deixou-nos Frei Galvão! São palavras fortes, de uma alma apaixonada, que deveriam fazer parte da vida normal de cada cristão. O mundo precisa de vidas limpas, de almas claras, de inteligências simples.


Nenhum comentário: