segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

PAPA FRANCISCO CHEGA NOS EMIRADOS ÁRABES

Papa Francisco Abu Dhabi
Destaque:  "A viagem realiza-se no contexto das comemorações dos 8 séculos do histórico encontro entre São Francisco de Assis e o sultão do Egito Malik Al Kamil".

O Papa Francisco já está nos Emirados Árabes. O Boeing 777 da Alitália com o Pontífice a bordo aterrissou no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi às 21h48min, horário local. É a primeira visita de um Pontífice à Península Arábica. Com o lema “Faça-me instrumento da tua paz”, a viagem realiza-se no contexto das comemorações dos 8 séculos do histórico encontro entre São Francisco de Assis e o sultão do Egito Malik Al Kamil.

Algumas novidades alteraram o protocolo que estamos acostumados a ver, por razões essencialmente climáticas, ligadas ao calor. Assim, Francisco chegou ao aeroporto sem saudar na pista as delegações, mas desembarcou diretamente pelo “finger”, sendo recebido e acompanhado pelo príncipe herdeiro, Sua Alteza Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. O Pontífice foi saudado com palavras afetuosas, recebendo flores de duas crianças em trajes tradicionais.
O Papa então passou em revista a Guarda de Honra e saudou as delegações no Salão do Protocolo. Ali, com um abraço caloroso, deu-se o quinto encontro com o “amigo e querido irmão”, o Grão Imame de Al-Azhar, Ahmed al-Tayyeb.
Será esta respeitável autoridade do islã sunita a acompanhar o Pontífice nos encontros que terá, como precisou o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.
E foi justamente com Grão Imame - que ao final da cerimônia de acolhida oficial, marcada por músicas tradicionais – o Papa transferiu-se a bordo de uma van, percorrendo 28 km até o Mushrif Palace, residência de honra à disposição de hóspedes ilustres, onde pernoitará enquanto estiver nos Emirados Árabes, visto não haver uma Nunciatura no país.
Amanhã, segunda-feira, os primeiros compromissos oficiais, com a cerimônia de boas-vindas e a visita oficial ao príncipe herdeiro, às 12 horas, hora local. Na parte da tarde, o encontro privado com os membros do Conselho dos Anciãos e na sequência o grande Encontro Inter-religioso no Founder's Memorial, onde o Papa fará seu primeiro discurso: https://is.gd/i4cbeb
Fonte: Vatican News 

Nenhum comentário: