terça-feira, 9 de junho de 2020

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA OU DE LISBOA: ALGUNS DESTAQUES

Importância de Santo Antônio para a Igreja

Santo Antônio é o santo do povo. Valorizou grandemente as Sagradas Escrituras e focou sua vida em Jesus Cristo. Foi teólogo, místico e asceta, grande orador, mestre em teologia, pregador da doutrina católica contra os albigenses e valdenses.

Ingressou, em 1220, na Ordem dos Franciscanos 

Ele ingressou inicialmente na Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz, que seguiam a Regra de Santo Agostinho. Com eles, fez os estudos religiosos, especialmente através da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Ingressou, em 1220, na Ordem dos Franciscanos, indo para a Itália. Por causa de sua eloquência e cultura religiosa, foi nomeado mestre de Teologia em Bolonha, tornando-se ao mesmo tempo grande pregador e defensor da fé católica, como mencionado.


Exímio pregador e escritor

Como pregador, tornou-se famoso pela defesa dos pobres e pelo combate das heresias (como as dos albigenses e valdenses); Destacou-se como grande conhecedor da Bíblia, bem como dos escritos dos Padres da Igreja e de outros escritores. Seus escritos estão recheados com citações dos escritores e filósofos clássicos, presentes nos 77 sermões de sua autoria.

O menino Jesus apareceu em seus braços

Após a sua morte, o Conde de Tiso contou ter visto raios de luz saindo de seu quarto, compreendendo que se tratava de um milagre ao ver a Virgem Maria entregando o menino Jesus nos braços do frade. Diz-se que, enquanto o observava, o Menino desapareceu. O próprio Santo Antônio teria recomendado que tal milagre só fosse relatado após sua morte.

O Santo dos milagres

Os muitos milagres, ainda em vida, fizeram com que a Igreja, através do Papa Gregório IX, o reconhecesse Santo logo após sua morte (apenas 11 meses depois). Um dos grandes milagres foi a conversão dos hereges em Rimini, Itália; estes não querendo escutá-lo, Santo Antônio foi pregar aos peixes a beira do rio; estes logo colocaram a cabeça para fora d'água para ouvi-lo; este fato impressionou os hereges que se converteram. São relatados muitos outros milagres, em grande número. Em torno de Santo Antônio, divulgou-se uma tradição taumatúrgica, guardada  até nossos dias na alma de nosso povo.

O Santo de todo o mundo

O Papa Leão XIII declara-o "o Santo de todo o mundo", destacando a sua importância na história de Portugal, sobretudo pela atenção que lhe dedicaram os monarcas lusos e a importância deste Santo para a identidade e a fé dos povo português.

O Santo casamenteiro 

Como santo casamenteiro, não há elementos claros em seus escritos ou biografia.  São vários, porém, os milagres a ele atribuídos, bem como fatos como sua ajuda dada às noivas pobres que não tinham dinheiro para o enxoval, ajudando-as a recolher doações... Esta é uma tradição trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

Frei Nilo Agostini

NB: A imagem de Santo Antônio acima é a que se encontra na Igreja de Santo Antônio do Pari, São Paulo (capital).

Nenhum comentário: