segunda-feira, 22 de julho de 2013

FRANCISCANOS NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - RIO DE JANEIRO 2013



IRMÃS DE CLAUSURA, PAINÉIS GIGANTES E RAPPERS CRISTÃOS MARCAM PRESENÇA NO ESPAÇO FRANCISCANO DA JMJ 2013

Rio de Janeiro (RJ) - Para além dos limites do Cristianismo, São Francisco de Assis tornou-se uma figura amada em... todo o mundo. Seu modo de viver e de se relacionar com Deus, com os seres humanos e as criaturas até hoje impressionam e despertam no coração de milhões de homens e mulheres o desejo de dedicar a vida aos ideais por ele plantados: amor a Deus, respeito pela natureza, a fraternidade, a vida de oração. A vida de Francisco também tocou o coração do Cardeal Argentino Jorge Mario Bergoglio que, ao ser eleito Papa, escolheu o nome do Santo de Assis.

E é para apresentar o carisma e os sonhos deste homem de Deus que inspirou profundamente o Santo Padre que a Família Franciscana do Brasil preparou sua presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013). A participação específica dos Franciscanos na JMJ vai se dar nas seguintes iniciativas.

1) ESPAÇO FRANCISCANO

Instalado junto à Igreja de São Francisco da Penitência e do Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, bem no Coração da Cidade Maravilhosa, será um ponto de encontro para jovens, peregrinos, franciscanos e todas as pessoas que desejarem. Haverá lugar para rodas de conversa, descanso, oração, apresentações culturas, troca de experiências e diálogo. Com ampla programação artística e cultural, o espaço se localiza junto a dois importantes monumentos históricos e religiosos da Capital, com mais de 400 anos de fundação. Dentre as muitas atrações, podem ser destacadas:

1.1) Painel gigante com São Francisco e o Papa Francisco – Com a inscrição “Francisco está aqui” em inglês e português, o painel com dimensões de 17m X 7m. Há ainda outro grande painel com as imagens de São Francisco e Santa Clara.

1.2) Presença das Irmãs enclausuradas - As Irmãs Clarissas e Concepcionistas têm vida de clausura, sem contato com o mundo exterior. Para a JMJ obtiveram licença especial para participarem do Espaço Franciscano, onde terão sua vida de oração normal e também ficarão à disposição da juventude, para fotos, conversas pessoais e troca de ideias. Elas ficarão sediadas em uma capela rústica que foi especialmente montada para a ocasião onde funcionava a antiga senzala da Igreja de São Francisco da Penitência.

1.3) Apresentação de um Grupo Cristão de Rappers vindos dos EUA, dirigidos por um Frei Franciscano, e outras atrações – O grupo americano El Padrecito & The Foundnation Family, da Califórnia, vai se apresentar no Palco do Espaço Franciscano na terça-feira, dia 23 de julho, às 18h. Muitas outras atrações também estão programadas, como o grupo PagoJUFRA (Samba Franciscano), para o dia 25 de julho, às 14h, Frei Florival e amigos, no dia 23, às 14h, além de apresentações de balés e teatro mudo. A programação completa do Espaço Franciscano está em anexo e também pode ser encontrada no endereço www.jmjfranciscanos.com.

1.4) Rostos e realidades juvenis: Denúncias e Lutas Sociais – Exposição que estará em cartaz durante todos os dias da Jornada, sob organização da Juventude Franciscana (Jufra).

2) ENCONTRO DA JUVENTUDE COM OS MINISTROS E SUPERIORES GERAIS FRANCISCANOS

Este evento será realizado na Igreja de São Sebastião, dos Freis Capuchinhos, no Bairro da Tijuca, na quarta-feira (24), às 13 horas. Será ocasião de encontro, partilha de experiências e oração entre os peregrinos da JMJ e os Superiores Gerais da Família Franciscana, ou seja, os sucessores de São Francisco na direção do Movimento Franciscano em todo o Mundo.

3) ENCONTRO COM O PAPA NO HOSPITAL DA ORDEM TERCEIRA FRANCISCANA

No mesmo dia (24/7), às 18h30, os ministros e superiores gerais se unem a todos os franciscanos do mundo no Hospital São Francisco, onde se encontram com o Papa Francisco para a inauguração de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos.

4) PRESENÇA NA FEIRA VOCACIONAL NA QUINTA DA BOA VISTA

Os franciscanos e franciscanas também estão presentes na Feira Vocacional, realizada na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio. No stand franciscano, peregrinos e visitantes poderão conhecer um pouco mais da proposta de vida de São Francisco e Santa Clara e também saber quais são os trabalhos realizados pelos franciscanos e franciscanas em diferentes regiões do planeta.

Esta é, resumidamente, a Programação da Presença Franciscana na JMJ. Também está sendo produzido a partir desta sexta-feira, dia 19 de julho, um Boletim de áudio diário com informações sobre a presença Franciscana na JMJ. Pautas, entrevistas, mais informações e esclarecimentos, estou à Disposição nos contatos abaixo.

Assessoria de Imprensa: Frei Gustavo Wayand Medella, OFM, Coordenador de Comunicação

Email: gmedella@gmail.com - Telefone: (11) 95282-1457

Nenhum comentário: