quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comunicação social e ética

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, ao divulgar o documento Ética nas comunicações sociais, no ano de 2000, é muito claro ao identificar, em sua introdução, a problemática aí existente ao afirmar:

“Um grande bem e um grande mal provêm do uso que as pessoas fazem dos meios de comunicação social. Não obstante geralmente se diga – e com freqüência diremos aqui –que os mass media fazem isto ou aquilo, não se trata de forças cegas da natureza, fora do controle humano. Pois, embora os atos de comunicação, com freqüência, tenham conseqüências involuntárias, são as pessoas que escolhem usar os mass media para finalidades positivas ou negativas, de modo reto ou incorreto.

Essas opções, fulcrais para a questão ética, são feitas não só por aqueles que recebem as comunicações – espectadores, ouvintes e leitores –, mas especialmente por aqueles que controlam os instrumentos de comunicação social e determinam suas estruturas, linhas de conduta e conteúdo” .

Confira o texto na íntegra

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