quinta-feira, 29 de abril de 2010

Teologia Moral hoje: Moral Renovada para uma Catequese Renovada



Em 1983, no dia 15 de abril, por ocasião da 21ª Assembléia Geral, a CNBB aprovou o documento Catequese Renovada . Buscando apontar para a catequese como uma prioridade, os Bispos do Brasil procuraram esboçar orientações e conteúdos para uma catequese renovada. Valorizaram o passado, tendo em conta a catequese como iniciação da fé e vida da comunidade (século I a V), como processo de imersão na cristandade (do século V ao XVI), como instrução e aprendizagem individual (a partir do século XVI) e como educação permanente para a comunhão e a participação na comunidade de fé (século XX).

Há pouco mais de 25 anos, o documento Catequese Renovada reconhecia existir características positivas, bem como identificava deficiências na catequese em nosso país . Um intenso trabalho de animação e de aprofundamento tem sido empreendido desde então para reforçar os eixos básicos e preencher as lacunas.

Vale ressaltar que o Diretório Nacional e Catequese recentemente aprovado em Assembléia Geral pelos Bispos destaca que os adultos são os primeiros interlocutores da mensagem cristã. Deles dependem a formação das novas gerações . A catequese com adultos foi recentemente incluída no foco das atenções com ampla reflexão e realização da Segunda Semana Brasileira de catequese.

Confira o texto na íntegra

Nenhum comentário: