domingo, 22 de junho de 2014

AS VIRTUDES: DESCUBRA O TESOURO DO "SER VIRTUOSO"!

Frei Nilo Agostini, OFM

Autor do livro: 
Moral cristã: Temas para o dia a dia. 5ª edição. Petrópolis (Brasil): Editora Vozes, 2010.


SER VIRTUOSO!

As virtudes são os fundamentos de uma vida em comunhão com Deus e com os irmãos. Pessoas virtuosas são firmes na prática, porque uma força as habita por inteiro e dá unidade à sua vida. Elas são virtuosas. Não se trata apenas de ter virtudes, mas de ser virtuoso ou virtuosa. A pessoa virtuosa não é hoje uma e amanhã outra. Ela é uma e mesma sempre. Tem estabilidade no agir; é segura nos seus objetivos; demonstra tranqüilidade, alegria e leveza no seu modo de ser. A lista clássica distingue as virtudes humanas ou morais e as virtudes teologais. As virtudes morais são quatro: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança. As virtudes teologais são três: a fé, a esperança e a caridade (ou amor).

Frei Nilo Agostini, OFM


A VIRTUDE DA PRUDÊNCIA

Prudente é aquela pessoa que busca o verdadeiro bem e sabe escolher os meios adequados para realizá-lo. A pessoa prudente sabe examinar tudo e ficar com o que é bom. Sabe distinguir o que presta e o que não presta. Não se deixa enrolar pelo que é mentiroso, falso, indigno ou malicioso. Fica com o que é verdadeiro, digno, justo, honesto,  virtuoso. Prudente é aquela pessoa que sabe discernir entre o bem e o mal. E, além disso, se decide pelo bem e age conforme o bem. A pessoa que cultiva a prudência torna-se uma pessoa crítica, naquele sentido de saber separar as coisas, como a mulher que cata arroz na peneira; ela examina tudo para ver o que presta; ela acaba jogando
fora o que não presta.

Frei Nilo Agostini, OFM


A VIRTUDE DA JUSTIÇA

A justiça dá a cada um o lhe é devido. O livro da Sabedoria (8,7) nos diz: “Se alguém ama a justiça, saiba que as virtudes são fruto de seus esforços: ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza”. Hoje, sabemos como é importante cultivar esta virtude. Cresce a consciência da necessidade da justiça. Só que de nada vale só ficar no discurso. É necessário agir. Sabemos que a justiça aponta para direitos e deveres. Supõe uma ação responsável. Além disso, significa superar toda forma de preconceitos entre pessoas; sobretudo, superar toda forma de discriminação das pessoas por causa do sexo, da cor, da raça ou da classe social. A virtude da justiça leva a sermos solidários, especialmente para com os mais necessitados.

Frei Nilo Agostini, OFM


A VIRTUDE DA FORTALEZA

A pessoa que cultiva a fortaleza é segura nas dificuldades e firme na procura do bem. Tem coragem de viver, resiste às tentações, supera os obstáculos, vence o medo, suporta as provações e perseguições; chega até a renunciar à própria vida por uma causa justa. Esta virtude aponta para aquela energia que atravessa as pessoas por inteiro, levando-as a agir com decisão. Através da fortaleza, as pessoas não deixam a agressividade tomar conta; sabem canalizá-la para fazer coisas boas. A pessoa que cultiva esta virtude não desiste diante das dificuldades, é capaz de esquecer o passado, espera até que as feridas fiquem curadas e não se deixa tomar pelos experiências que deram errado na vida. Vai em direção ao que busca,  persevera, segue firme.

Frei Nilo Agostini, OFM


A VIRTUDE DA TEMPERANÇA

A temperança é a virtude que modera a atração pelos prazeres e equilibra o uso dos bens. A pessoa virtuosa sabe dar direção aos instintos e mantém seus desejos dentro daquilo que é honesto. Por esta virtude, busca-se o justo equilíbrio, evitando os excessos. É isso que faz uma cozinheira quando tempera a comida; ela lhe dá aquele gosto que dá até água na boca. Assim é a virtude da temperança; ela lembra o gosto pela vida e a alegria de viver. Equilibra as energias que carregamos. Nos faz superar aqueles desequilíbriosque funcionam como destemperos que chegam a dar até náuseas. Nós somos como cavaleiros que, montados nos desejos e impulsos, usamos o cabresto, o freio e as rédeas; sabemos mantê-los sob domínio, podendo viajar sem tropeço ou queda.

Frei Nilo Agostini, OFM


FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE

Estas são as virtudes teologais. Elas apontam para a raiz do ser cristão. Aqui está a originalidade cristã. Elas fortificam o agir moral e animam todas as demais virtudes. A fé é a virtude que nos liga a Deus numa entrega confiante. Abre-nos à Luz que é Jesus Cristo, fonte da vida. A fé opera pela caridade e liga o crer e o amar, a fé e as obras. Leva à prática, criando solidariedade e comunhão entre as pessoas, fortalecendo o compromisso com a comunidade. A fé e o amor ou a caridade fortificam a esperança. Torna-nos capazes de resistir, de esperar, de crer, não temendo nem a própria morte.
A certeza do amor de Deus em Cristo nos dá a segurança de que “em tudo vencemos graças àquele que nos amou” (Rm 8,38).

Frei Nilo Agostini, OFM


VIRTUDES: ESPÍRITO EM AÇÃO

“A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” (1Cor 12,7). “O amor de Deus se derramou em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (Rm 5,5). Com estes textos, podemos traduzir as virtudes como a força de Deus, derramada pelo seu Espírito. Esta comunicação da força de Deus faz com que o ser virtuoso, que define o ser cristão, possa ser  identificado como viver segundo o Espírito. Portanto, nas virtudes está em ação o dinamismo do Espírito Santo. Não cabe a nós querermos controlar a sua ação. Igualmente, não há como ficar de braços cruzados ante o seu sopro. O cristão virtuoso sente-se, portanto, impulsionado a viver como Jesus e a ir na direção que o Espírito indicar.

Frei Nilo Agostini, OFM

Nenhum comentário: